segunda-feira, 30 de março de 2020

Tempos de Epidemia

Tempos de epidemia são uma oportunidade para você evoluir o seu estilo de vida. Um sistema imune que funciona bem é primordialmente um reflexo do estado geral de saúde do organismo. Em períodos de grande risco de contaminação, é importante dar mais atenção à higiene pessoal e coletiva – a ignorância não é uma bênção, mas se preparar bem é. E a melhor maneira de se preparar e se proteger de novos patógenos surge do equilíbrio do estilo de vida: sono de qualidade, dieta densamente nutritiva, suplementação inteligente, exercício e movimento adequados, controle do estresse, uso de álcool e cigarro reduzido, visão positiva em relação à vida. Cuide bem de si. Foque em fazer aquilo que está em seu alcance. Não se preocupe: se prepare. Esta é a mentalidade que devemos cultivar na vida, seja em tempos de calmaria ou de tempestade.


Imunidade é a capacidade do organismo combater elementos que podem causar doenças. Sendo assim, seu nível de funcionamento vai ditar nosso grau de saúde em muitos níveis. Quando o sistema imune está funcionando abaixo do seu potencial, o corpo está sempre suscetível às mais variadas formas de contaminação e doenças. Ao mesmo tempo, quando o sistema imune está com sua função desequilibrada, ele pode atacar o próprio corpo, causando danos severos. É o que chamamos de auto-imunidade. Dada sua enorme importância e a situação atual de epidemias que se espalham rapidamente, vale a pena relembrar os aspectos essenciais do sistema imunológico. 

ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO 

Além da nutrição e suplementação, é possível aumentar a resistência contra os patógenos com intervenções no estilo de vida: 

EXERCÍCIO REGULAR A atividade física estimula os mecanismos de defesa do organismo e fortalece a imunidade. O exercício regular reduz a prevalência de infecções do trato respiratório superior. Exercícios leves e moderados durante uma infecção podem até mesmo ser benéficos para combater a doença. O exercício também ativa o sistema linfático e aumenta a circulação sanguínea. No entanto, o treino excessivo é uma fonte de estresse e desgaste, podendo te deixar mais vulnerável a doenças. Caso se sinta realmente doente e apresente febre, não se exercite. 

EXPOSIÇÃO LEVE AO FRIO A exposição moderada ao frio aumenta a resistência contra infecções. Apenas certifique-se de que o tempo de exposição ao frio não seja longo demais. Um banho frio pode ajudar e é recomendado quando você ainda não está doente. Caso se torne, evite o banho frio. 

CETOSE A dieta cetogênica ativa o trajeto Nrf2 que diminui a inflamação e o estresse oxidativo. As cetonas também têm propriedades de sinalização que inibem as HDACs (desacetilases de histona; uma classe de enzimas) associadas com o envelhecimento. A exposição a estresse, ao jet lag, a infecções e à poluição é mais segura em um estado de cetose, seja através de jejum ou do consumo de uma dieta cetogênica, porque o organismo fica em um estado elevado de autodefesa. Com base em um estudo de 2019, camundongos que receberam uma dieta cetogênica combateram melhor o vírus da gripe do que os alimentados com uma dieta com alto teor de carboidratos. Um dos mecanismos fisiológicos foi uma expansão aumentada das células T nos pulmões. 

LUZ SOLAR REGULAR A fonte mais biodisponível de vitamina D é através da exposição ao sol mais forte, no fim da manhã, meio dia e comecinho da tarde. Exponha-se à luz solar tanto quanto possível, mas evite se queimar. A exposição pela manhã é excelente para ajudar a equilibrar o ritmo circadiano, o que também tem um efeito sobre o funcionamento do sistema imunológico. O sistema imunológico possui, na verdade, seus próprios relógios circadianos que, quando perturbados, também prejudicam o seu funcionamento. 

REDUÇÃO DO CORTISOL (ADMINISTRAÇÃO DO ESTRESSE) O estresse contínuo enfraquece e desgasta o organismo de inúmeras formas. Para um sistema imune forte e eficiente, você precisa administrar o estresse com atividades relaxantes, bom sono, momentos de lazer e prazer - como desligar-se do celular e ler um bom livro. Níveis de cortisol elevados cronicamente reduzem de forma drástica a eficiência da imunidade. 

SONO ADEQUADO A melatonina, o hormônio do sono, também é um antioxidante potente que modula a autofagia e o reparo celular profundo durante o sono. A melatonina também age sobre as respostas inatas e específicas do sistema imunológico através dos mecanismos combinados que envolvem principalmente a modulação de citocinas e a produção do estresse oxidativo. Além disso, os anticorpos e as células que combatem infecções são reduzidas durante os períodos em que você não dorme o suficiente. Apenas uma noite mal dormida já diminui a eficiência do seu sistema imunológico e te deixa mais vulnerável. Quando isso ocorre com frequência você fica debilitado.

Fonte Flávio Passos e Equipe de Nutricionistas da Puravida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário