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Mostrando postagens de Março, 2019

A Dança e o Movimento Corporal no Trabalho Arteterapêutico

O corpo é o instrumento fundamental na interação do indivíduo com o meio e com o outro.
É através dos sentidos que podemos experimentar o que existe a nossa volta e é também por meio do corpo que podemos expressar nossa personalidade, nossos desejos e necessidades.
Os gestos guardam uma linguagem silenciosa capaz de comunicar muito além das palavras. A linguagem corporal não é apenas um complemento a linguagem verbal, mas existe e comunica independentemente da fala.
O ato de dançar acompanha a humanidade desde os primórdios. Assim como muitos animais, dançamos instintivamente. Mas dançamos também de forma racional e por razões diversas.
A dança está presente em rituais religiosos, em momentos de lazer, em atividades políticas, nos relacionamentos interpessoais, etc. Enfim, por meio da dança podemos nos expressar de forma efetiva e afetiva.
Dançando ou apenas contemplando dançarinos em movimento, vivemos experiências que nos afetam de diferentes formas.
A dança, além de produzir subst…

Receita de bolo de chocolate vegano e nutritivo

Quem disse que doce precisa ser vazio de nutrientes? Nesta receita, indicada pela nutricionista Luana Rocha, o tradicional bolo de chocolate ganha uma versão mais leve e com inhame! O tubérculo traz vários benefícios para saúde, entre eles, ajuda a emagrecer.





Isso porque o inhame, como a batata doce, é rico em carboidratos complexos, que ‘liberam’ a glicose aos poucos no sangue, fazendo você se sentir com mais energia e com menos fome ao longo do dia. Além disso, o inhame tem um sabor bem leve, que facilita na hora de transformá-lo em uma ‘base’ para qualquer receita, já que ele ganha o gosto de outros ingredientes com facilidade. É sucesso! Salve aí e experimente.  Ingredientes: 1 xíc chá – 100g de farinha de arroz integral 1 xíc chá – 100g de inhame cru e descascado 200ml de água 60g de chocolate 70% em cubos ½ xíc chá – 60g de xilitol 1 col. sopa de óleo de coco Modo de preparo: Bata no liquidificador o inhame e a água. Misture o creme de inhame com o restante dos ingredientes. Leve ao forno…

Veganos têm mais dificuldade para ganhar massa magra?

Ver imagem ampliadaAdotar o vegetarianismo ou o veganismo é uma decisão importante que vai muito além de não comer carne ou cortar fontes de proteínas animais do cardápio. A mudança envolve encarar a alimentação, o consumo e o próprio lugar na natureza de um jeito diferente.  Mas essa transformação precisa significar sacrifícios e prejuízos para saúde? Quem não come proteína animal tem mais dificuldade de ganhar massa muscular, por exemplo? A resposta é não para as duas perguntas. De acordo com a nutricionista esportiva funcional Julia Marques, vegetarianos e veganos conseguem aumentar a taxa de massa magra sem dificuldades. O segredo é unir a atividade física regular a uma alimentação com quantidades ideais de carboidrato, proteína e gordura. Até porque, a proteína não é o único nutriente imprescindível para o ganho de massa.

“Com acompanhamento nutricional e exames frequentes – para se identificar e tratar possíveis deficiências decorrentes da retirada de alguns alimentos – é possível…