quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Joelhos corrida e fortalecimento muscular

"O impacto de cada passada numa corrida impõe aos joelhos uma sobrecarga que chega a cinco vezes o peso do corpo do praticante. Com o tempo, se não houver o preparo adequado da musculatura dos membros inferiores, o joelho passa a sofrerum processo de desgaste, levando a lesões meniscais e cartilaginosas"revela o Dr. Paulo Henrique Araujo , cirurgião ortopedista especializado em trauma ortopédico e cirurgia de joelho, membro das Sociedades Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Os meios de comunicação incentivam a prática de atividades físicas, e isso é ótimo. No entanto, é preciso orientar as pessoas a maneira adequada de praticá-las. De certa forma, a superação e a dor fazem parte da cultura do esporte, mas do ponto de vista da saúde isso não é bom. “A dor é um alarme do corpo”, afirma Dr. Marcio Ferreira, ortopedista do Hcor.
Segundo o ortopedista, as lesões nos joelhos são comuns em parte pela anatomia da articulação, mas principalmente pelo hábitos de vida das pessoas. É o que eu chamo de “Tripé da Consulta”: o sobrepeso, a falta de condicionamento e a falta de orientação”, afirma o Dr. Ferreira.
A articulação do joelho depende muito da musculatura para não ser sobrecarregada. Por isso, sair correndo por aí sem estar preparado não é a melhor maneira de melhorar sua condição física e vencer o sedentarismo. Antes de iniciar treinos de corrida veja as dicas para começar a correr e faça exames clínicos e ortopédicos.
Iniciar a prática esportiva com exercícios de baixo impacto, aumentando a intensidade e a carga gradativamente, são alternativas para não sobrecarregar os joelhos.
Uma das principais medidas para manter seus joelhos seguros é começar a prática de exercícios aeróbicos com atividades de baixo impacto (caminhadas, bicicleta ergométrica, elípticos e atividades hídricas – hidroginástica e natação). A intensidade e a duração devem ser aumentadas de acordo com o ganho de condicionamento físico. Ao mesmo tempo um programa de fortalecimento muscular deve ser inciado para agregar força e resistência ao corpo e permitir uma evolução física sadia.
Deve-se ressaltar que as pessoas possuem características físicas diferentes, como idade, biotipo, peso, capacidade física inicial e até mesmo alguma doença pré-existente. Portanto as orientações devem ser sempre individualizadas.
“O ideal é que a pessoa tenha orientação de um profissional para a realização das atividades, e comece o fortalecimento muscular com exercícios isométricos evoluindo para os isotônicos, objetivando sempre força e resistência. A duração e intensidade de carga dos exercícios devem ser crescentes, aumentando cerca de 10% a 20% por semana, para que o corpo aceite bem o acréscimo de esforço, minimizando, assim, as chances de lesões” explica Dr. Ferreira.
Adotar estas medidas é importante, pois o tratamento das lesões por sobrecarga articular geralmente não se resolve na velocidade que os atletas desejam, sendo que algumas ainda podem necessitar de reparo cirúrgico. Não podemos esquecer que as dores e lesões provocam frustrações e desânimo, fatores estes que contribuem para o abandono das atividades físicas.
O segredo para manter os joelhos livres das dores, segundo o ortopedista, está na opção e adoção consciente de hábitos de vida saudáveis, e não esquecer de dedicar parte dos treinos à prevenção. “Falta prevenção e sobra transpiração. Na maioria das consultas que tenho, preciso orientar o paciente a adotar novos hábitos esportivos. Muitas vezes, a ação de melhora clínica cabe somente a algumas mudanças no padrão das atividades que as próprias pessoas realizam, não necessitando de nenhuma intervenção terapêutica”. Analisa.
Portanto, vale a pena cumprir todas as etapas de adaptação aos treinos e evoluir gradativamente com os esforços, afinal quanto mais fortalecida estiver a musculatura, menor serão as chances de lesões nos joelhos.
Matéria da revista Hcor Saúde – Publicação do Hospital do coração Hcor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário