Pular para o conteúdo principal

Exercício físico previne câncer de mama em mulheres na pós menopausa



Após o período da menopausa, com todos os seus sintomas que incomodam, outro fantasma começa a rondar as mulheres: os riscos maiores de adquirir um câncer de mama. Mas uma boa notícia foi descoberta por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. Segundo ele, a atividade física regular pode fazer com que essa chance fique um pouco mais distante. Uma pesquisa apresentada na reunião anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR) no dia 9 de abril apontou essa relação, devido à queda do hormônio estrógeno em mulheres mais ativas.

Os pesquisadores estudaram 540 mulheres polonesas, entre 40 e 74 anos e que não faziam terapia de reposição hormonal. Durante uma semana, elas ficaram com um aparelho chamado acelerômetro preso à cintura, usado para medir a sua atividade física durante o dia. Elas também fizeram exames de urina a cada 12 horas, para medir os níveis hormonais. Os pesquisadores então notaram uma relação: quanto maior a quantidade de exercícios na rotina das mulheres, menores os índices de estrógeno.
Os cientistas verificaram também um aumento nos metabólitos, produtos da quebra do hormônio no organismo. É a primeira vez que um estudo relaciona os exercícios físicos com esse processo, até porque foi usado um novo método de análise criado pelo Instituto do Câncer, que consegue medir um número maior dessas substâncias. Já é de conhecimento dos cientistas que esses hormônios têm um papel importante no desenvolvimento do câncer de mama. Além dessa relação direta, a atividade física combate o acúmulo de gordura, e o estrógeno é produzido no tecido adiposo após a menopausa. Portanto, o aumento de exercícios ao longo do dia também se relaciona a esse fator de risco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em 2018 qual valor cobrar para o serviço de personal trainer?

VALOR DE SERVIÇOS PARA PERSONAL TRAINER



2018 está chegando e com ele surge uma dúvida: Qual valor cobrar pelos serviços prestados? O Personal Trainer, profissional de educação física, contratado para o atendimento exclusivo na avaliação, prescrição e acompanhamento de treinamento, deve estar atento ao cenário econômico atual ao repassar os valores dos seus serviços para o mercado fitness brasileiro. Como todo profissional autônomo , a manutenção dos custos para o desenvolver da função do personal trainer devem ser mantidos através da captação de recursos financeiros pela prestação dos serviços ofertados. Sendo assim, a sugestão é indexar esses serviços em um índice relevante na economia nacional. A sugestão desse artigo, como possível índice indexador é o salário mínimo nacional, que em 2018 passa a ser de R$ 969,00 (Novecentos e sessenta e nove reais), por um total de 12 treinos assistidos durante o mês; com esse dado chegaremos a um valor médio de hora aula de R$ 80,75 ( Oitenta reais…

IMC não reflete a composição corporal

Entenda de uma vez por todas que  1 kilo vai ser sempre 1 kilo  e pronto!  não é que um "pesa mais que o outro", mas sim uma questão de densidade. A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa
É significativa a diferença entre massa e volume da gordura e do músculo.  Porém, ao comparar músculo e gordura, chega-se à seguinte conclusão: o músculo é muito mais compacto. Um quilo de gordura é mais volumoso, ocupando muito mais espaço.
Veja bem 100 kilos de músculos ocupam menos espaço comparados com os mesmos 100 kilos de gordura. E no entanto ambos tem o mesmo IMC.










Previna a Depressão com exercícios fisicos

A depressão é o mal que predomina nas consultas psiquiátricas e de psicologia clínica. Em  breve, ela poderá ocupar o segundo lugar entre as causas de doenças e de incapacidade, ficando atrás apenas dos problemas cardiovasculares.
Com suas variações correspondentes, a depressão afeta crianças, jovens, adultos, e idosos; homens, mulheres; pessoas de todas as classes; ricos e pobres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que há mais de 100 milhões de pessoas deprimidas no mundo.
Sofrer um grande desgosto, ter preocupação excessiva ou sentir-se estressado pelo excesso de trabalho não significa necessariamente estar com depressão. Entretanto, essas alterações emocionais podem ser o início dela, e é necessário estar atento para que não se prolonguem demasiadamente.
Os sintomas da depressão são inúmeros, e o diagnóstico não é confirmado como tal até que apareçam vários deles de forma regular no período de duas semanas e , ao menos, um dos sintomas deve ser a tristeza ou a perda de inter…