terça-feira, 7 de agosto de 2018

Exercício físico previne câncer de mama em mulheres na pós menopausa



Após o período da menopausa, com todos os seus sintomas que incomodam, outro fantasma começa a rondar as mulheres: os riscos maiores de adquirir um câncer de mama. Mas uma boa notícia foi descoberta por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. Segundo ele, a atividade física regular pode fazer com que essa chance fique um pouco mais distante. Uma pesquisa apresentada na reunião anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR) no dia 9 de abril apontou essa relação, devido à queda do hormônio estrógeno em mulheres mais ativas.

Os pesquisadores estudaram 540 mulheres polonesas, entre 40 e 74 anos e que não faziam terapia de reposição hormonal. Durante uma semana, elas ficaram com um aparelho chamado acelerômetro preso à cintura, usado para medir a sua atividade física durante o dia. Elas também fizeram exames de urina a cada 12 horas, para medir os níveis hormonais. Os pesquisadores então notaram uma relação: quanto maior a quantidade de exercícios na rotina das mulheres, menores os índices de estrógeno.
Os cientistas verificaram também um aumento nos metabólitos, produtos da quebra do hormônio no organismo. É a primeira vez que um estudo relaciona os exercícios físicos com esse processo, até porque foi usado um novo método de análise criado pelo Instituto do Câncer, que consegue medir um número maior dessas substâncias. Já é de conhecimento dos cientistas que esses hormônios têm um papel importante no desenvolvimento do câncer de mama. Além dessa relação direta, a atividade física combate o acúmulo de gordura, e o estrógeno é produzido no tecido adiposo após a menopausa. Portanto, o aumento de exercícios ao longo do dia também se relaciona a esse fator de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário