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Veganismo e musculação

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, precisamos de no máximo 50 gramas de proteínas por dia, por isso qualquer dieta, além de saudável, também deveria apresentar a quantidade de proteínas adequada. Em relação ao ganho de massa muscular, é necessário consumir mais proteínas diariamente, pois treinos de musculação (contra uma resistência) irão promover a ruptura das fibras musculares que, ao serem reconstruídas, serão “reforçadas” e ganharão mais volume se houver aminoácidos disponíveis no corpo - hipertrofia. Os alimentos vegetais são muito ricos em proteínas e devemos escolher as melhores opções e combinações para atingir as quantidades de macronutrientes necessárias para a manutenção ou ganho de massa muscular. Se o objetivo é ganhar massa muscular , além de usar os alimentos na forma vegetal, também pode ser usada suplementação de base vegetal, obtida por meio do processo de isolamento das proteínas. No mercado nacional encontra-se disponíveis proteína isolada de soja, de arroz, de ervilha, de alcachofra e de cânhamo.  (esta última no mercado internacional já que a cannabis é proibida no país) O ideal é obter o máximo de nutrientes de forma natural e suplementar apenas o necessário para atingir as quantidades de macronutrientes determinadas pelo seu nutricionista, relacionando isso com o horário da ingestão dos alimentos e intervalo entre as refeições. 
Procure por orientações de um nutricionista esportivo que trabalhe com atletas veganos.

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