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Treinamento - Dicas de segurança para usar o kettlebell

O kettlebell é uma ferramenta única de fitness.  Seu corpo reage ao kettlebell de maneira muito diferente do que ele faz com um haltere ou barra, por exemplo.  A natureza dinâmica da ferramenta significa que há muita força envolvida.  E quando você tem uma peça de metal em movimento e em alta velocidade, a segurança é uma preocupação fundamental!  Muita gente começar a usar o kettlebell sem entender completamente a natureza dinâmica da atividade, pulando logo para os exercícios avançados ao invés de primeiro focar nos princípios.
A  forma única do kettlebell é , de fato,  grande parte da sua eficácia. Há uma grande diferença entre segurar um kettlebell e segurar um haltere.  Quando você segura um haltere, o centro de massa está no meio da sua mão. Quando você mantém um kettlebell, o centro de massa está fora da mão.  Isso  é importante, e é o que faz o kettlebell tão dinâmico.
Segurando um kettlebell faz com que o braço de alavanca aumente. Isto cria um maior momento de força e também um maior momento de inércia.  Faz com que você trabalhe mais, porque tira a distribuição de peso do centro de gravidade, ajudando a melhorar os músculos estabilizadores do core.
Mas antes de você pegar o seu primeiro kettlebell, existem algumas regras simples de segurança que você precisa seguir:
Comece devagar.  A idéia é construir a sua carga de treinamento gradualmente. Não inicie o seu primeiro dia de treinamento com o kettlebell  tentando uma centena de repetições.  Seja esperto e progrida  no seu próprio ritmo.
Esteja ciente de seus "arredores", certificando-se de que  sua área de treino é clara e não há riscos de tropeçar ou causar "acidentes".
Nunca tente “salvar”  o kettlebell.  Haverá momentos em que o kettlebell  poderá escapar de você. Nunca tente salvá-lo. Sempre deixe-o ir. Deixe-o cair no chão e se afasta dele.
Use calçados apropriados.  Tênis minimalistas são ideais.
Domine a articulação do quadril em primeiro lugar. A articulação do quadril é o padrão essencial  de movimento por trás de quase todos os movimentos  explosivos com o  kettlebell.
Confira a pegada 
Desenvolva  e utilize a técnica adequada. Não execute os movimentos em alta intensidade no início até dominar completamente a técnica.
Concentre-se em todos os momentos. Trabalhar com kettlebells exige foco a partir do momento que você pega do chão até  o momento em que você leva para baixo e o deixa no chão.
Ouça o seu corpo. Isso se aplica a todas as formas de treinamento.
Se você seguir estas regras,  vai descobrir que  o kettlebell  é uma ferramenta de treinamento muito segura e extremamente eficaz.
Nota importante: os iniciantes devem estar cientes de que o treinamento com kettlebell cria mais dores musculares que outras formas de treinamento.  Esteja preparado para sentir dor em áreas como a região lombar, isquiotibiais, adutores, mãos, antebraços, tendões do cotovelo.  É recomendável usar protetores de punho. Certifique-se de que a dor é estritamente muscular e que não há dor nas articulações ou ossos.


Bons treinos!

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