Pular para o conteúdo principal

O que é propriocepção? Treino de propriocepção para que serve?

Quando o termo Propriocepção é ouvido alguns o consideram um detalhe anatômico e outros algo preso a Reabilitação. Mas os proprioceptores, localizados principalmente nas articulações, músculos e tendões, dão ao sistema nervoso central informações sobre a posição do corpo ou sobre a força que é necessária de ser aplicada nas mais diversas situações. Quando nos movemos precisamos perceber a nós mesmos. Essa sensação é vital para para a performance e nosso estado de saúde e bem-estar. Sob essa perspectiva podemos apreciar com espanto os efeitos da vida sedentária sobre os seres humanos. Tirar o movimento de cena é tirar a oportunidade dos indivíduos se conhecerem. Quando se cria tamanho déficit sensorial começamos a ver indivíduos inseguros, incertos e ansiosos. Nossas epidemias modernas de depressão, desatenção e ansiedade fazem muito sentido nesse ambiente.

O que é propriocepção? Treino de propriocepção para que serve?

Propriocepção é a capacidade em reconhecer, sem o uso da visão, a localização espacial do corpo, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais. Levante uma das pernas e feche os olhos… você está utilizando a propriocepção! Desenvolvendo-a melhoramos a consciência corporal, o equilíbrio e a postura, o que por sua vez facilita a execução de qualquer movimento e torna mais eficiente a atividade, além de reduzir a incidência de lesões articulares.
O controle da estabilidade articular é mantido pela presença de estruturas neurais nas articulações, ligamentos e músculos. Estes recebem e enviam para o sistema nervoso central informações sobre tensões, pressões ou distensões nas partes do corpo, para que o cérebro decida como reagir para a manutenção do equilíbrio. Alguns dos sensores responsáveis são:
-Órgãos tendinosos de Golgi, sensíveis à tração exercida nos tendões indicando a força que está sendo exercida sobre a musculatura, impedindo lesões.
-Fusos musculares, responsáveis pelo comprimento da fibra muscular no repouso (postura) e durante o movimento.
-O labirinto, localizado no ouvido é sensível a alterações da cabeça no sentido vertical e horizontal. Também atua na identificação da posição de todo o corpo, permitindo que alguém saiba se está deitado, em pé ou em qualquer outro posicionamento espacial.

Ao pisarmos em um buraco, os proprioceptores são estimulados e mandam um sinal para o sistema nervoso central, que orienta a musculatura envolvida na região a ajustar os tendões e ligamentos para não cairmos. Esse mecanismo de informação para reação acontece em todas as regiões do corpo. “É um processo de consciência corporal, coordenação dos movimentos, ajuste postural e proteção das articulações”, explica Renato José Soares, fisioterapeuta do laboratório de Biomecânica da USP.
Os exercícios proprioceptivos devem ser utilizados como treino complementar para base de qualquer atividade e esporte praticado, inclusive devem ser orientados para os alunos iniciantes.


Entre seus benefícios estão o fortalecimento de tendões e ligamentos, a melhora do equilíbrio e da postura, permitindo que qualquer movimento seja mais preciso e econômico, e por fim na prevenção de lesões, diminuídas porque os tendões e ligamentos ficam mais fortes e porque os reflexos e o equilíbrio melhoram.

Postagens mais visitadas deste blog

Em 2018 qual valor cobrar para o serviço de personal trainer?

VALOR DE SERVIÇOS PARA PERSONAL TRAINER



2018 está chegando e com ele surge uma dúvida: Qual valor cobrar pelos serviços prestados? O Personal Trainer, profissional de educação física, contratado para o atendimento exclusivo na avaliação, prescrição e acompanhamento de treinamento, deve estar atento ao cenário econômico atual ao repassar os valores dos seus serviços para o mercado fitness brasileiro. Como todo profissional autônomo , a manutenção dos custos para o desenvolver da função do personal trainer devem ser mantidos através da captação de recursos financeiros pela prestação dos serviços ofertados. Sendo assim, a sugestão é indexar esses serviços em um índice relevante na economia nacional. A sugestão desse artigo, como possível índice indexador é o salário mínimo nacional, que em 2018 passa a ser de R$ 969,00 (Novecentos e sessenta e nove reais), por um total de 12 treinos assistidos durante o mês; com esse dado chegaremos a um valor médio de hora aula de R$ 80,75 ( Oitenta reais…

IMC não reflete a composição corporal

Entenda de uma vez por todas que  1 kilo vai ser sempre 1 kilo  e pronto!  não é que um "pesa mais que o outro", mas sim uma questão de densidade. A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa
É significativa a diferença entre massa e volume da gordura e do músculo.  Porém, ao comparar músculo e gordura, chega-se à seguinte conclusão: o músculo é muito mais compacto. Um quilo de gordura é mais volumoso, ocupando muito mais espaço.
Veja bem 100 kilos de músculos ocupam menos espaço comparados com os mesmos 100 kilos de gordura. E no entanto ambos tem o mesmo IMC.










Impacto da prática de exercícios físicos sobre a variável psicológica da auto estima

Você sabe o que é auto estima? Tem idéia da relação que existe entre a prática regular de exercício físico e a variável psicológica da auto estima?

Rosenberg & Simmons (1972, cit. em Batista, 1995) referem que a auto-estima é um constructo  (constructo -substantivo masculino 1construção puramente mental, criada a partir de elementos mais simples, para ser parte de uma teoria. 2.psicobjeto de percepção ou pensamento formado pela combinação de impressões passadas e presentes.)multidimensional, que reflete todos os sentimentos de autovalor relativos ao comportamento, aparência física, inteligência, com o Eu emocional e o Eu social. Posteriormente, o mesmo autor, define auto-estima como a avaliação que o indivíduo faz a respeito do seu próprio valor com base em informações de pessoas que ele considera importantes (amigos, família e professores) e nas auto-percepções em diversos domínios (profissional, físico, familiar). 
A prática regular de exercícios físicos acarreta benefícios a…