quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O que é propriocepção? Treino de propriocepção para que serve?

Quando o termo Propriocepção é ouvido alguns o consideram um detalhe anatômico e outros algo preso a Reabilitação. Mas os proprioceptores, localizados principalmente nas articulações, músculos e tendões, dão ao sistema nervoso central informações sobre a posição do corpo ou sobre a força que é necessária de ser aplicada nas mais diversas situações. Quando nos movemos precisamos perceber a nós mesmos. Essa sensação é vital para para a performance e nosso estado de saúde e bem-estar. Sob essa perspectiva podemos apreciar com espanto os efeitos da vida sedentária sobre os seres humanos. Tirar o movimento de cena é tirar a oportunidade dos indivíduos se conhecerem. Quando se cria tamanho déficit sensorial começamos a ver indivíduos inseguros, incertos e ansiosos. Nossas epidemias modernas de depressão, desatenção e ansiedade fazem muito sentido nesse ambiente.

O que é propriocepção? Treino de propriocepção para que serve?

Propriocepção é a capacidade em reconhecer, sem o uso da visão, a localização espacial do corpo, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais. Levante uma das pernas e feche os olhos… você está utilizando a propriocepção! Desenvolvendo-a melhoramos a consciência corporal, o equilíbrio e a postura, o que por sua vez facilita a execução de qualquer movimento e torna mais eficiente a atividade, além de reduzir a incidência de lesões articulares.
O controle da estabilidade articular é mantido pela presença de estruturas neurais nas articulações, ligamentos e músculos. Estes recebem e enviam para o sistema nervoso central informações sobre tensões, pressões ou distensões nas partes do corpo, para que o cérebro decida como reagir para a manutenção do equilíbrio. Alguns dos sensores responsáveis são:
-Órgãos tendinosos de Golgi, sensíveis à tração exercida nos tendões indicando a força que está sendo exercida sobre a musculatura, impedindo lesões.
-Fusos musculares, responsáveis pelo comprimento da fibra muscular no repouso (postura) e durante o movimento.
-O labirinto, localizado no ouvido é sensível a alterações da cabeça no sentido vertical e horizontal. Também atua na identificação da posição de todo o corpo, permitindo que alguém saiba se está deitado, em pé ou em qualquer outro posicionamento espacial.

Ao pisarmos em um buraco, os proprioceptores são estimulados e mandam um sinal para o sistema nervoso central, que orienta a musculatura envolvida na região a ajustar os tendões e ligamentos para não cairmos. Esse mecanismo de informação para reação acontece em todas as regiões do corpo. “É um processo de consciência corporal, coordenação dos movimentos, ajuste postural e proteção das articulações”, explica Renato José Soares, fisioterapeuta do laboratório de Biomecânica da USP.
Os exercícios proprioceptivos devem ser utilizados como treino complementar para base de qualquer atividade e esporte praticado, inclusive devem ser orientados para os alunos iniciantes.


Entre seus benefícios estão o fortalecimento de tendões e ligamentos, a melhora do equilíbrio e da postura, permitindo que qualquer movimento seja mais preciso e econômico, e por fim na prevenção de lesões, diminuídas porque os tendões e ligamentos ficam mais fortes e porque os reflexos e o equilíbrio melhoram.