Pular para o conteúdo principal

Bodyweight : Seis Benefícios de exercícios com o peso corporal

Enquanto novos equipamentos chegam às academias e a moda vêm e vai, sempre teremos uma ferramenta que podemos usar, a qualquer momento e em qualquer lugar: NOSSOS CORPOS. 
O Treinamento de peso corporal (ou exercícios de treinamento de força que não necessitam de pesos livres ou máquinas) ficou em segundo lugar na pesquisa do American College of Sports Medicine que reuniu as 20 melhores tendências da aptidão globais para 2014. Algumas pessoas podem ainda ser céticas em relação a um treino que não usa máquinas caras ou pesos pesados, mas a pesquisa mostra que exercícios com o peso corporal melhoram a força, resistência e potência, e se forem bem executados , podem gerar grande gasto calórico. 
Veja algumas razões convincentes para incorporar exercícios com o peso do próprio corpo em sua rotina de treinamento. 

Seis Benefícios de exercícios com o peso corporal :
  • Conveniente: Adicionar pesos para um treino tem seus benefícios. Mas usar seu próprio peso corporal supera halteres e barras, pela conveniência. Com suas próprias mãos e pés (e tudo mais), você pode realizar um treino suado e eficaz em qualquer lugar, desde a sua sala de estar, um quarto de hotel, ou ao ar livre em um espaço mínimo. Alguns exercícios de peso corporal podem ser intensificados com um adereço na mão, como uma cadeira, mas não é uma necessidade. 
  • Barato: Embora movimentos de peso corporal possam ser realizados em uma academia, tudo que você realmente precisa é de seu próprio corpo. Em casa, treinos também significam menos “distrações sociais”. 
  • Eficiente: Sem ferramentas como halteres, barras, kettlebells, etc..no caminho, fazer a transição de um movimento para o outro leva menos tempo. Com menos de descanso, sua freqüência cardíaca mantém seu nível elevado, um fator importante para a queima de calorias. Exercícios de peso corporal são, essencialmente, o treinamento do intervalo, ou seja, alternando explosões de atividade intensa com períodos de atividade de baixa intensidade. Isto tem sido demonstrado ser mais eficaz do que no estado estacionário cardio.
  • Personalizável: máquinas de exercício, estão limitadas na faixa de uso por suas configurações, mas exercícios de peso corporal têm uma infinidade de modificações para qualquer nível de condicionamento físico. 
  • Multiarticulares: Há uma razão para o agachamento e as flexões de braço serem exercícios tão recomendados: ambos são movimentos compostos, ou seja, eles envolvem múltiplas articulações e trabalham mais do que um grupo muscular isolado por vez.
  • Fortalecimento do sistema cardio: Um dos benefícios mais importantes de exercício corporal é a sua capacidade para melhorar a sua resistência cardiovascular e a força muscular de uma vez. Freqüentemente mudando a sua posição mantém o ritmo cardíaco elevado, enquanto o peso corporal e a gravidade trabalham juntos para fortalecer os músculos. 
Peso corporal substitui máquinas e halteres As máquinas na academia são projetadas para atingir cada grupo muscular isoladamente. Mas movimentos com o peso livre e exercícios com o peso corporal exigem equilíbrio e estabilidade, focando mais nos movimentos naturais do corpo. A maioria das máquinas leva o corpo a mover-se em um plano único estável. Este tipo de movimento pode ser antinatural e desgastante para as articulações. As máquinas podem ter uma gama mais limitada de movimentos em relação ao trabalho sem máquina, de modo que você pode não obter o máximo proveito.
Texto original disponível em http://www.fix.com/blog/benefits-of-bodyweight-training/

Postagens mais visitadas deste blog

Em 2018 qual valor cobrar para o serviço de personal trainer?

VALOR DE SERVIÇOS PARA PERSONAL TRAINER



2018 está chegando e com ele surge uma dúvida: Qual valor cobrar pelos serviços prestados? O Personal Trainer, profissional de educação física, contratado para o atendimento exclusivo na avaliação, prescrição e acompanhamento de treinamento, deve estar atento ao cenário econômico atual ao repassar os valores dos seus serviços para o mercado fitness brasileiro. Como todo profissional autônomo , a manutenção dos custos para o desenvolver da função do personal trainer devem ser mantidos através da captação de recursos financeiros pela prestação dos serviços ofertados. Sendo assim, a sugestão é indexar esses serviços em um índice relevante na economia nacional. A sugestão desse artigo, como possível índice indexador é o salário mínimo nacional, que em 2018 passa a ser de R$ 969,00 (Novecentos e sessenta e nove reais), por um total de 12 treinos assistidos durante o mês; com esse dado chegaremos a um valor médio de hora aula de R$ 80,75 ( Oitenta reais…

IMC não reflete a composição corporal

Entenda de uma vez por todas que  1 kilo vai ser sempre 1 kilo  e pronto!  não é que um "pesa mais que o outro", mas sim uma questão de densidade. A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa
É significativa a diferença entre massa e volume da gordura e do músculo.  Porém, ao comparar músculo e gordura, chega-se à seguinte conclusão: o músculo é muito mais compacto. Um quilo de gordura é mais volumoso, ocupando muito mais espaço.
Veja bem 100 kilos de músculos ocupam menos espaço comparados com os mesmos 100 kilos de gordura. E no entanto ambos tem o mesmo IMC.










Impacto da prática de exercícios físicos sobre a variável psicológica da auto estima

Você sabe o que é auto estima? Tem idéia da relação que existe entre a prática regular de exercício físico e a variável psicológica da auto estima?

Rosenberg & Simmons (1972, cit. em Batista, 1995) referem que a auto-estima é um constructo  (constructo -substantivo masculino 1construção puramente mental, criada a partir de elementos mais simples, para ser parte de uma teoria. 2.psicobjeto de percepção ou pensamento formado pela combinação de impressões passadas e presentes.)multidimensional, que reflete todos os sentimentos de autovalor relativos ao comportamento, aparência física, inteligência, com o Eu emocional e o Eu social. Posteriormente, o mesmo autor, define auto-estima como a avaliação que o indivíduo faz a respeito do seu próprio valor com base em informações de pessoas que ele considera importantes (amigos, família e professores) e nas auto-percepções em diversos domínios (profissional, físico, familiar). 
A prática regular de exercícios físicos acarreta benefícios a…