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Treinamento - Movimentos Funcionais

"movimentos funcionais trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo e ensinam a sincronizá-los"

MOVIMENTOS FUNCIONAIS
São semelhantes aos movimentos que você faz na vida cotidiana ou esportiva, e que, portanto, ensinam o corpo a  "funcionar" corretamente. Se você costuma frequentar boas academias e reparar nos tipos de movimentos que estão sendo executados, já deve ter reparado nos aparelhos de resistência ou nos exercícios com pesos livres.
As atividades isoladas vêm de regimes  de musculação e concentram-se em apenas um grupo muscular por vez. Elas incluem rosca bíceps, crucifixo peitoral, elevação lateral de ombro,  extensão de joelho, , exercícios para parte posterior da coxa e assim por diante.  O problema é que seu  corpo não funciona dessa forma naturalmente e , portanto,  não aprende o modo adequado de se mexer.
Máquinas de resistência, por outro lado, ditam o caminho do movimento e também não ensinam a usar o corpo corretamente. Sentar-se em um aparelho e puxar ou empurrar peso não o prepara para situações reais, em que você estaria de pé, usando todo o seu corpo para se estabilizar e realizar  movimentos. Já os movimentos funcionais são compostos , multiarticulares , trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo e ensinam a sincronizá-los. Eles exigem estabilidade do core, equilíbrio e coordenação para trabalhar corretamente.
Os movimentos funcionais podem ser divididos em três categorias principais:
Exercícios de peso corporal
Levantamento de peso
Treinamento aeróbico
PESO CORPORAL
Aprender a controlar o seu corpo em várias posições e diferentes padrões de movimento desenvolve a estabilidade do core, a força, a resistência, a coordenação, o equilíbrio e a agilidade. Exercícios comuns incluem: flexões de braço, agachamentos, abdominais, puxadas entre outros.

LEVANTAMENTO DE PESO
Aprender a controlar objetos externos é um desafio diferente, que oferece suas próprias recompensas. Geralmente, o início é na aprendizagem de alguns movimentos como agachamento,  supino, levantamento terra e ombro, que são excelentes para  o desenvolvimento de força.
Para variar e aumentar os ganhos no desenvolvimento, treinar com kettlebell também é excelente. A natureza mais dinâmica  dos movimentos realizados com esse equipamento desenvolve grande estabilidade do core, além de aumentar as demandas metabólicas do exercício.
O levantamento olímpico (arremesso e movimento de peso) é inigualável na sua capacidade de desenvolver força e velocidade. Embora seja muito mais técnico, valem a pena os anos de prática para dominá-lo. A extensão poderosa do quadril é necessária para a maioria dos esportes, e essa é a melhor forma de treinar para isso.

TREINAMENTO AERÓBICO
Se, atualmente, seu treino é apenas de resistência muscular, você só tem a ganhar com a inclusão de exercícios cardiovasculares para desenvolvê-la. Corrida, ciclismo, natação, salto e remo são escolha óbvias, mas você pode fazer boxe, artes marciais, dança ou qualquer outra atividade que te deixe sem fôlego.
Existe também o condicionamento "metabólico" , que une treinos de resistência muscular e cardiovasculares, e ensinam a incorporar um treino aeróbico ao seu treino de peso.

FORMA E FUNÇÃO
O melhor conselho para quem quer incluir movimentos funcionais em seus treinos é encontrar um bom preparador físico personal trainer, com experiência em movimentos funcionais. Este profissional irá acompanhá-lo, observando e corrigindo a execução dos movimentos e do programa de treinos, visando melhorar sempre a sua técnica e condicionamento.

"se tudo isso é novidade para você, adquira uma técnica consistente antes de aumentar a intensidade de seu treino".

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