Pular para o conteúdo principal

Alimentação - Aprenda a comer!

MUITO PROVAVELMENTE VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE COMO SEM SE PREOCUPAR COM A QUALIDADE DOS ALIMENTOS INGERIDOS, certo? A questão é que , em algum momento, essa alimentação inadequada vai surtir efeito, causando problemas de saúde e excesso de peso. E daí, como resolver isso? A maioria das pessoas diria que fazer uma dieta seria ideal e, de certa forma, tem razão. Porém, depois de um tempo, a dieta acaba e a alimentação volta a ser como era antes. E é exatamente nesse ponto que está o erro. Emagrecer deve ser uma atitude definitiva e só é possível reeducando o metabolismo. E como fazer? Adquirindo hábitos saudáveis e tendo uma alimentação mais balanceada.

O QUE É REEDUCAÇÃO ALIMENTAR?
"É um conceito amplo, que envolve a formulação de várias dietas no decorrer do tempo, conforme ocorrer a evolução do paciente com a sequência do tratamento" , explica Noadia Lobão, especialista em nutrição. Em outras palavras, pode-se dizer que a reeducação alimentar tem como objetivo ensinar a comer bem e, com isso, proporcionar um emagrecimento saudável.
Quando a pessoa está disposta a fazer essa mudança, precisa ter em mente que não é  obrigada a deixar de comer nenhum alimento, contudo, é fundamental observar a quantidade e a variedade daquilo que for consumir. " A reeducação alimentar consiste no processo de transformação e mudanças favoráveis a hábitos alimentares saudáveis, mas sem esquecer a individualidade e o prazer em comer bem" esclarece  a nutricionista Ana Raquel Bucar. Ou seja, esse processo proporciona conhecimento para que se possam fazer escolhas no dia a dia, como em um restaurante, em uma festa e um bar ou outras situações do tipo.

POR OUTRO LADO....
A dieta,na verdade, é uma restrição.  Como assim? Pode ser de sódio, no caso de uma pessoa com hipertensão arterial ou de açúcar para pessoas que sofrem co o diabetes, mas também de calorias para quem deseja perder peso. "Além disso,  a dieta  tem a proposta de ter início e fim, ao contrário da reeducação alimentar, que visa não só o emagrecimento, mas uma manutenção do peso posteriormente", acrescenta Ana Raquel.
É importante entender que fazer uma dieta não é a mesma coisa que passar fome e que redução calórica muito radical também não é a solução para emagrecer. Isso porque a ausência de calorias pode acarretar perda de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Por isso é aconselhável que qualquer dieta seja prescrita e acompanhada por um especialista.

HORA DE COMER
Diferentemente do que ensinam várias dietas, fazer diversas alimentações ao longo do dia é o mais adequado para conseguir atingir a meta do emagrecimento. " A reeducação alimentar preconiza o comer a cada 3 horas. Embora isso também seja de cada pessoa, não só pelo fato da ingestão aumentar o metabolismo pelo processo da digestão e absorção do alimento, mas sim para não chegar à refeição com fome", conta Ana Raquel.
Porém é necessário levar em consideração parâmetros bioquímicos e aspectos da vida cotidiana de cada pessoa para determinar a quantidade de alimentos que deve ser ingerida.  Segundo Noadia, a exclusão ou inclusão de alimentos será feita de acordo com esses parâmetros, que são únicos para cada ser humano. "Nos casos em que a limentação pode ser fracionada, ela apresenta resultados superiores na obtenção dos objetivos nutricionais", finaliza Ana Raquel.

NO TEMPO CERTO
Se você está buscando a perda de peso, escolha a reeducação alimentar em vez das dietas. Embora seja um processo mais lento, a reeducação alimentar traz resultados permanentes e consistentes, além de mais saudáveis. Por isso, vale ter um pouco de paciência para emagrecer com saúde.


Fonte: Revista Reeducação Alimentar ano 2, nº3 2014

Texto Larissa Tomazini

Postagens mais visitadas deste blog

Em 2018 qual valor cobrar para o serviço de personal trainer?

VALOR DE SERVIÇOS PARA PERSONAL TRAINER



2018 está chegando e com ele surge uma dúvida: Qual valor cobrar pelos serviços prestados? O Personal Trainer, profissional de educação física, contratado para o atendimento exclusivo na avaliação, prescrição e acompanhamento de treinamento, deve estar atento ao cenário econômico atual ao repassar os valores dos seus serviços para o mercado fitness brasileiro. Como todo profissional autônomo , a manutenção dos custos para o desenvolver da função do personal trainer devem ser mantidos através da captação de recursos financeiros pela prestação dos serviços ofertados. Sendo assim, a sugestão é indexar esses serviços em um índice relevante na economia nacional. A sugestão desse artigo, como possível índice indexador é o salário mínimo nacional, que em 2018 passa a ser de R$ 969,00 (Novecentos e sessenta e nove reais), por um total de 12 treinos assistidos durante o mês; com esse dado chegaremos a um valor médio de hora aula de R$ 80,75 ( Oitenta reais…

IMC não reflete a composição corporal

Entenda de uma vez por todas que  1 kilo vai ser sempre 1 kilo  e pronto!  não é que um "pesa mais que o outro", mas sim uma questão de densidade. A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa
É significativa a diferença entre massa e volume da gordura e do músculo.  Porém, ao comparar músculo e gordura, chega-se à seguinte conclusão: o músculo é muito mais compacto. Um quilo de gordura é mais volumoso, ocupando muito mais espaço.
Veja bem 100 kilos de músculos ocupam menos espaço comparados com os mesmos 100 kilos de gordura. E no entanto ambos tem o mesmo IMC.










Impacto da prática de exercícios físicos sobre a variável psicológica da auto estima

Você sabe o que é auto estima? Tem idéia da relação que existe entre a prática regular de exercício físico e a variável psicológica da auto estima?

Rosenberg & Simmons (1972, cit. em Batista, 1995) referem que a auto-estima é um constructo  (constructo -substantivo masculino 1construção puramente mental, criada a partir de elementos mais simples, para ser parte de uma teoria. 2.psicobjeto de percepção ou pensamento formado pela combinação de impressões passadas e presentes.)multidimensional, que reflete todos os sentimentos de autovalor relativos ao comportamento, aparência física, inteligência, com o Eu emocional e o Eu social. Posteriormente, o mesmo autor, define auto-estima como a avaliação que o indivíduo faz a respeito do seu próprio valor com base em informações de pessoas que ele considera importantes (amigos, família e professores) e nas auto-percepções em diversos domínios (profissional, físico, familiar). 
A prática regular de exercícios físicos acarreta benefícios a…