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Alimentação - Aprenda a comer!

MUITO PROVAVELMENTE VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE COMO SEM SE PREOCUPAR COM A QUALIDADE DOS ALIMENTOS INGERIDOS, certo? A questão é que , em algum momento, essa alimentação inadequada vai surtir efeito, causando problemas de saúde e excesso de peso. E daí, como resolver isso? A maioria das pessoas diria que fazer uma dieta seria ideal e, de certa forma, tem razão. Porém, depois de um tempo, a dieta acaba e a alimentação volta a ser como era antes. E é exatamente nesse ponto que está o erro. Emagrecer deve ser uma atitude definitiva e só é possível reeducando o metabolismo. E como fazer? Adquirindo hábitos saudáveis e tendo uma alimentação mais balanceada.

O QUE É REEDUCAÇÃO ALIMENTAR?
"É um conceito amplo, que envolve a formulação de várias dietas no decorrer do tempo, conforme ocorrer a evolução do paciente com a sequência do tratamento" , explica Noadia Lobão, especialista em nutrição. Em outras palavras, pode-se dizer que a reeducação alimentar tem como objetivo ensinar a comer bem e, com isso, proporcionar um emagrecimento saudável.
Quando a pessoa está disposta a fazer essa mudança, precisa ter em mente que não é  obrigada a deixar de comer nenhum alimento, contudo, é fundamental observar a quantidade e a variedade daquilo que for consumir. " A reeducação alimentar consiste no processo de transformação e mudanças favoráveis a hábitos alimentares saudáveis, mas sem esquecer a individualidade e o prazer em comer bem" esclarece  a nutricionista Ana Raquel Bucar. Ou seja, esse processo proporciona conhecimento para que se possam fazer escolhas no dia a dia, como em um restaurante, em uma festa e um bar ou outras situações do tipo.

POR OUTRO LADO....
A dieta,na verdade, é uma restrição.  Como assim? Pode ser de sódio, no caso de uma pessoa com hipertensão arterial ou de açúcar para pessoas que sofrem co o diabetes, mas também de calorias para quem deseja perder peso. "Além disso,  a dieta  tem a proposta de ter início e fim, ao contrário da reeducação alimentar, que visa não só o emagrecimento, mas uma manutenção do peso posteriormente", acrescenta Ana Raquel.
É importante entender que fazer uma dieta não é a mesma coisa que passar fome e que redução calórica muito radical também não é a solução para emagrecer. Isso porque a ausência de calorias pode acarretar perda de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Por isso é aconselhável que qualquer dieta seja prescrita e acompanhada por um especialista.

HORA DE COMER
Diferentemente do que ensinam várias dietas, fazer diversas alimentações ao longo do dia é o mais adequado para conseguir atingir a meta do emagrecimento. " A reeducação alimentar preconiza o comer a cada 3 horas. Embora isso também seja de cada pessoa, não só pelo fato da ingestão aumentar o metabolismo pelo processo da digestão e absorção do alimento, mas sim para não chegar à refeição com fome", conta Ana Raquel.
Porém é necessário levar em consideração parâmetros bioquímicos e aspectos da vida cotidiana de cada pessoa para determinar a quantidade de alimentos que deve ser ingerida.  Segundo Noadia, a exclusão ou inclusão de alimentos será feita de acordo com esses parâmetros, que são únicos para cada ser humano. "Nos casos em que a limentação pode ser fracionada, ela apresenta resultados superiores na obtenção dos objetivos nutricionais", finaliza Ana Raquel.

NO TEMPO CERTO
Se você está buscando a perda de peso, escolha a reeducação alimentar em vez das dietas. Embora seja um processo mais lento, a reeducação alimentar traz resultados permanentes e consistentes, além de mais saudáveis. Por isso, vale ter um pouco de paciência para emagrecer com saúde.


Fonte: Revista Reeducação Alimentar ano 2, nº3 2014

Texto Larissa Tomazini

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