terça-feira, 2 de agosto de 2022

Conheça o Sistema endocanabinoide e sua importância

Você já sentiu aquela sensação prazerosa logo após o término da prática de uma atividade física?

Esses efeitos benéficos causados pelo exercício físico têm sido descritos de forma subjetiva como uma sensação de felicidade extrema, de euforia, um sentimento de unidade consigo mesmo ou com a natureza, harmonia interna, paz interior, energia ilimitada e redução da sensação da dor. Conhecida como “Runner’s high”, essa sensação não está restrita aos maratonistas de plantão ou aos atletas de alta-performance, sendo também relatada por aqueles que praticam uma atividade física regular de forma voluntária.

A partir de estudos científicos, descobriu-se que o sistema endocanabinoide SEC é o principal responsável por esses benefícios mentais e corporais induzidos pela atividade física. Mas, o que é o sistema endocanabinoide e como ele funciona?

O sistema endocanabinoide é responsável pela manutenção da homeostase (equilíbrio) dos processos fisiológicos do organismo, atuando na regulação do apetite e gasto energético, na modulação da neuroplasticidade, dos processos inflamatórios e da sinalização da dor. Por ser um sistema de sinalização lipídica, seu funcionamento ocorre a partir da síntese de moléculas específicas, conhecidas como endocanabinoides, e sua ação nos receptores endocanabinoides, cujo acoplamento induz uma resposta biológica intrínseca em um determinado órgão ou tecido, como por exemplo, o cérebro, as células imunes, o intestino, o coração, os vasos sanguíneos.

Agora que você já sabe o que é o sistema endocanabinoide, vamos entender melhor como ele age no nosso organismo quando ativado. Em um estudo científico, estudantes foram recrutados para realizar duas modalidades de exercício físico, o ciclismo e a corrida, e verificar a resposta do sistema endocanabinoide após a sua execução. Os pesquisadores observaram que depois da realização das duas atividades físicas no nível moderado, os participantes apresentaram um aumento dos níveis séricos de anandamida, um endocanabinoide. Esse dado mostra que a atividade física induz o aumento dos níveis de anandamida, que age em regiões do organismo voltadas para a sensação de bem-estar, para o alívio da dor e da ansiedade.

Com o intuito de averiguar se a intensidade do exercício influenciaria a modulação do sistema endocanabinoide, outro grupo de pesquisadores avaliaram os níveis séricos de anandamida em diferentes intensidades da corrida. Eles observaram que a intensidade moderada, que aumentou o ritmo cardíaco em 70-80%, foi responsável pela intensificação dos níveis de anandamida, mostrando que o exercício de ritmo moderado é aquele que influencia mais o sistema endocanabinoide.

Apesar da sensação de bem-estar e felicidade ser na maioria das vezes associada à atividade física, um estudo mostrou que não só os exercícios que exigem do corpo trazem essa sensação prazerosa. Nessa pesquisa, foram recrutados indivíduos que participavam de um coral para realizarem as seguintes atividades: canto, dança, ciclismo e leitura. De acordo com a análise dos endocanabinoides, o canto foi a atividade que aumentou mais os níveis de anandamida e de palmitoiletalonamida (PEA), bem como intensificou os pensamentos e emoções positivas nos participantes. O PEA é um componente do sistema endocanabinoide que está associado a redução do processo inflamatório e da sinalização da dor, com evidências científicas sugerindo seu uso como um potencial agente terapêutico em doenças neurológicas e inflamatórias que causam dor. Assim, esse dado mostra que outras atividades podem induzir a resposta do sistema endocanabinoide trazendo benefícios, como pensamentos e emoções positivas, bem como a redução da ansiedade e da dor. Outro ponto enfatizado nesse estudo é a preferência por uma atividade influenciar muito a resposta fisiológica, visto que o canto foi o que mais trouxe benefícios por ser a atividade que o grupo mais gostava.

O sistema endocanabinoide é essencial para manter o nosso organismo em pleno funcionamento e em equilíbrio, e sua modulação positiva, como a descrita aqui pelo exercício físico ou qualquer atividade que você goste, causa efeitos positivos para o corpo e para a mente. As evidências científicas da ação do sistema endocanabinoide no organismo sugerem novas terapias potenciais para o tratamento de doenças neurológicas e inflamatórias que estão associadas a dor, como por exemplo, a suplementação com PEA em pacientes que sofrem de dor crônica ou a introdução de atividades, sendo estas físicas ou não, em indivíduos que sofrem de ansiedade ou depressão. Por isso, valorize mais os efeitos das sensações prazerosas que você sente quando faz aquela atividade que você gosta.

Texto  Disponível em  www.ayalla.com.br

Referências:

Raichlen, D.A.; Foster, A.D.; Seillier, A.; Giuffrida, A.; Gerdeman, G.L. Exercise-induced endocannabinoid signaling is modulated by intensity. Eur J Appl Physiol.;113(4):869-75. 2013.

Stone, N.L.; Millar, S.A.; Herrod, P.J.J.; Barrett, D.A.; Ortori, C.A.; Mellon, V.A.; O’Sullivan, S.E. An Analysis of Endocannabinoid Concentrations and Mood Following Singing and Exercise in Healthy Volunteers. Front. Behav. Neurosci. 12:269. 2018.

Dietrich, A.; McDaniel, W.F. Endocannabinoids and exercise. British Journal of Sports Medicine; 38:536-541. 2004.

Sparling, P. B.; Giuffrida, A.; Piomelli, D.; Rosskopf, L.; Dietrich, A. Exercise activates the endocannabinoid system. NeuroReport; 14;17, 2209-2211. 2003.

Artukoglu, B.B.; Beyer, C.; Zuloff-Shani, A.; Brener, E.; Bloch, M.H. Efficacy of Palmitoylethanolamide for Pain: A Meta-Analysis. Pain Physician.;20(5):353-362. 2017.

Lu, Y.; Anderson, H.D. Cannabinoid signaling in health and disease. Can J Physiol Pharmacol.;95(4):311-327. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário