sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Conhece a Chufa ? É um super aliado e um super alimento. Saiba mais


“É um dos alimentos mais antigos que se tem documentado. Os egípcios e os espanhóis a consomem há mais de cinco mil anos”, explica a nutricionista Isabel Jereissati (RJ). Uma das vantagens do seu consumo é que você a inclui facilmente em uma dieta saudável (e, principalmente, na paleo, na qual se consome apenas alimentos naturais). E o seu sabor é adocicado. “O que faz dela um ótimo acompanhamento de frutas e iogurtes naturais”, diz Isabel. E você pode ainda consumir como leite.
Equilibra tudo! 
Por ser uma ótima fonte de ferro, ele ajuda a repor naturalmente este mineral em mulheres com fluxo menstrual intenso, segundo a nutricionista. Outro ponto importante é a alta concentração de magnésio, que auxilia no equilíbrio do sistema nervoso central. Sabe o que isso significa? Ajuda no controle da vontade de comer doces durante a TPM! “Principalmente chocolate”, avisa Isabel. Gostou? Tem mais. Por ter efeito afrodisíaco proporciona uma melhora no desempenho sexual.

Na pagina 187 do Manual dos Alimentos Regionais Brasileiros 2015, fornecido pelo Ministério da Saúde, a "chufa" aparece como  "junça, caparé, titirica-amarela, amêndoa-da-terra ou chufa"
O manual completo no link abaixo


Mais sobre a Chufa nos links abaixo:

http://superchefs.com.br/chufa-superalimento/
https://pipocadeamaranto.wordpress.com/2007/11/10/chufa-a-nossa-tiririca/
https://www.luciananovaes.com/single-post/2016/10/07/Chufa-parece-noz-mas-n%C3%A3o-%C3%A9
http://luciliadiniz.com/e-hora-de-conhecer-chufa/
http://revistaglamour.globo.com/Beleza/Fitness-e-dieta/noticia/2016/06/chufa-conheca-o-novo-superalimento-aliado-das-mulheres.html