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Meditar é preciso!


Quando você está estressado, é liberado cortisol no organismo e isso pode te deixar mais cansado, com dores pelo corpo, meio desanimado com as coisas, sofrendo de distúrbios de sono e tudo o mais. 
Vários motivos podem causar estresse, mas a meditação é uma forma de melhorar isso.  Veja algumas razões:

1 – Diminui depressão e ansiedade, além de dores cronicas, pois libera o tecido neural. Segundo artigo da Psychology Today, os sentimentos negativos se tornam inúteis, quando ignorados, como acontece na meditação. Mas é preciso praticar dia-a-dia, assim como os músculos/exercícios físicos.

2 – Faz bem para o coração, já que controla a pressão arterial e diminui a frequência cardíaca. Pesquisas no mundo todo confirmaram que quem medita tem até 48% menos chances de desenvolver essas doenças, além de melhorar os sintomas.

3 – Fortalece a imunidade. Acalmar a mente traz menos estresse, e somente isso já ajudaria o sistema imunológico a se restabelecer, porém a prática ainda traz melhoras para quem tem problemas respiratório e câncer.
4 – É uma verdadeira musculação cerebral! Isso porque, meditar exercita o cérebro, aumentado sua capacidade intelectual. Sua memória de curto e longo prazo aumentam, pois você concentrado em suas atividades.  E menos distrações deixa mais espaço para novas informações!
5 – Você presta mais atenção em você mesmo. É a hora em que você pode sair do piloto automático, em que seu cérebro vai entender o por quê de determinadas ações e escolhas feitas. Nesse momento, é possível saber o que está te incomodando e o que você poderá fazer para resolver. É uma espécie de autoanálise!

Muita gente acha que meditar é simplesmente não pensar em nada, mas não é bem assim. É estar presente no aqui e agora, ter atenção à sua respiração é uma maneira de meditar. Uma boa dica é usar meditações guiadas, no YouTube existem vários vídeos que ajudam!

Outra dica é que, assim como num programa de treinamento/condicionamento físico, comece pequeno, seu cérebro ainda não está acostumado com essa atividade e precisa de um tempo para adquirir esse hábito. Depois fica mais fácil parar e se dedicar um tempo a você! Isso te ajudará também a ter as emoções mais equilibradas e escolhas mais certas, segundo o que você acredita.

Convém ressaltar que a meditação vai ajudar demais, mas sem exercícios físicos, dieta equilibrada e mudança de estilo de vida, as coisas vão melhorar pouco ou quase nada. 

Meditar pode ser o começo dessa nova jornada.

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