sexta-feira, 12 de março de 2021

PRINCÍPIOS BIOLÓGICOS DA APTIDÃO FÍSICA PARA A SAÚDE

O desenvolvimento das capacidades motoras para a saúde ou para o rendimento segue princípios básicos para da biologia e da fisiologia humana, os quais norteiam a base da teoria do treinamento fisico. A literatura sobre treinamento esportivo relaciona diferentes principios científicos.
Aqui apresentarei a descrição básica de oito princípios, a fim de facilitar a compreensão do efeito do exercício físico no corpo humano.  Sendo apresentados de 3 em 3. Segue  os 3 primeiros

1 - PRINCÍPIO DA SAÚDE
A atividade física estruturada pode ter inúmeros objetivos, mas a principal meta de qualquer programa de condicionamento fisico deve ser a melhora da saúde.

2 - PRINCÍPIO DA CONSCIENTIZAÇÃO
Conscientizar um aluno significa informá-lo em todas as sessões de treino sobre os objetivos de cada exercício , a finalidade do programa e as implicações fisiológicas que a atividade fisica pode provocar. Nada mais é do que apresentar os porquês daquela proposta de exercícios e, para tanto, o profissional de Educação Física deverá possuir conhecimento científico atualizado.

3 - PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIDADE BIOLOGICA
No início de um programa de exercícios deve-se considerar  que cada aluno possui particularidades quanto à resposta ao treinamento físico. A primeira característica  própria a ser observada é a faixa etária do aluno - se é criança , adolescente, adulto ou idoso. Cada faixa exige especificações diferenciadas em relação à  prescrição de exercícios físicos. Outras características individuais a serem consideradas são : o sexo, a existência ou não de doenças crônicas, a presença de fatores de risco e os objetivos pretendidos com a atividade física.


Continua.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário