Pular para o conteúdo principal

FREQUÊNCIA CARDÍACA E EXERCÍCIO: UMA INTERPRETAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS

FREQUÊNCIA CARDÍACA E EXERCÍCIO: UMA INTERPRETAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS
HEART RATE AND EXERCISE: AN EVIDENCE BASED INTERPRETATION




Resumo :
Nosso objetivo foi apresentar e discutir a resposta da freqüência cardíaca (FC) de modo a favorecer sua interpretação clínica, epidemiológica e para a prescrição do exercício. Em repouso, a FC é um indicador da condição autonômica do indivíduo, e que apesar de ser infl uenciada pela potência aeróbia máxima, não deve ser utilizada para sua determinação. A FC pode aumentar bastante em apenas poucos segundos de exercício em decorrência do refl exo de inibição vagal. Este tipo de situação é comum em esportes cujos movimentos podem ser súbitos e de curta duração, como o judô e o tênis, sendo possível utilizar esta informação para detecção de talentos esportivos. Durante o exercício prolongado, a FC tende a acompanhar o nível de intensidade do esforço, principalmente em exercícios de característica contínua. A FC máxima determinada por equações apresenta erros de estimativa expressivos e deve ser utilizada com certa parcimônia. Valores mais altos de FC máxima sugerem um prognóstico mais favorável em termos de risco de mortalidade. Uma rápida recuperação da FC pós-exercício, apesar de denotar baixo risco cardiovascular, não representa obrigatoriamente boa condição aeróbia. As evidências também sugerem que exercícios de fortalecimento muscular propiciam menor solicitação cardiovascular que os de característica predominantemente aeróbia. Concluindo, a utilização da FC como ferramenta diagnóstica, prognóstica ou mesmo para a prescrição do exercício deve ser baseada em evidências científi cas, de modo a diminuir os riscos e equívocos de sua interpretação e, por outro lado, potencializar sua aplicação. Palavras-chave: Freqüência cardíaca; Exercício; Atividade Física. 

Abstract :
Our objective was to present and discuss the behavior of heart rate (HR) in such a manner as to facilitate clinical and epidemiological interpretation, and its use for prescribing exercise. At rest, HR can be considered a marker of subjects’ autonomic condition, but despite being affected by maximal aerobic power, neither should not be used for estimating the other. It is possible for HR to increase rapidly within just few seconds of exercise as a result of the vagal inhibition refl ex. This kind of situation is quite common in sports in which movements may be short and sudden, such as judo and tennis, and this information could be used for detecting sports talent. During prolonged exercise, HR tends to follow the level of intensity of effort, especially in continuous exercise. Maximum HR determined by equations exhibits signifi cant estimation errors and should be used with caution. Higher values suggest a better prognosis in terms of risk of mortality. Fast recovery of baseline HR after exercise, while indicating low cardiovascular risk, does not necessarily denote good aerobic fi tness. Evidence also suggests that resistance exercises evoke a lower cardiovascular response than endurance exercises. In conclusion, the utilization of HR for the purposes of diagnosis, prognosis or exercise prescription should be evidence based, in order to diminish the risk of interpretation errors, and also to increase applicability.

Fonte:
https://www.researchgate.net/profile/Marcos_Almeida6/publication/242152330_FREQUENCIA_CARDIACA_E_EXERCICIO_UMA_INTERPRETACAO_BASEADA_EM_EVIDENCIAS/links/53e3dce60cf25d674e920256.pdf

Postagens mais visitadas deste blog

Em 2018 qual valor cobrar para o serviço de personal trainer?

VALOR DE SERVIÇOS PARA PERSONAL TRAINER



2018 está chegando e com ele surge uma dúvida: Qual valor cobrar pelos serviços prestados? O Personal Trainer, profissional de educação física, contratado para o atendimento exclusivo na avaliação, prescrição e acompanhamento de treinamento, deve estar atento ao cenário econômico atual ao repassar os valores dos seus serviços para o mercado fitness brasileiro. Como todo profissional autônomo , a manutenção dos custos para o desenvolver da função do personal trainer devem ser mantidos através da captação de recursos financeiros pela prestação dos serviços ofertados. Sendo assim, a sugestão é indexar esses serviços em um índice relevante na economia nacional. A sugestão desse artigo, como possível índice indexador é o salário mínimo nacional, que em 2018 passa a ser de R$ 969,00 (Novecentos e sessenta e nove reais), por um total de 12 treinos assistidos durante o mês; com esse dado chegaremos a um valor médio de hora aula de R$ 80,75 ( Oitenta reais…

IMC não reflete a composição corporal

Entenda de uma vez por todas que  1 kilo vai ser sempre 1 kilo  e pronto!  não é que um "pesa mais que o outro", mas sim uma questão de densidade. A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa
É significativa a diferença entre massa e volume da gordura e do músculo.  Porém, ao comparar músculo e gordura, chega-se à seguinte conclusão: o músculo é muito mais compacto. Um quilo de gordura é mais volumoso, ocupando muito mais espaço.
Veja bem 100 kilos de músculos ocupam menos espaço comparados com os mesmos 100 kilos de gordura. E no entanto ambos tem o mesmo IMC.










Impacto da prática de exercícios físicos sobre a variável psicológica da auto estima

Você sabe o que é auto estima? Tem idéia da relação que existe entre a prática regular de exercício físico e a variável psicológica da auto estima?

Rosenberg & Simmons (1972, cit. em Batista, 1995) referem que a auto-estima é um constructo  (constructo -substantivo masculino 1construção puramente mental, criada a partir de elementos mais simples, para ser parte de uma teoria. 2.psicobjeto de percepção ou pensamento formado pela combinação de impressões passadas e presentes.)multidimensional, que reflete todos os sentimentos de autovalor relativos ao comportamento, aparência física, inteligência, com o Eu emocional e o Eu social. Posteriormente, o mesmo autor, define auto-estima como a avaliação que o indivíduo faz a respeito do seu próprio valor com base em informações de pessoas que ele considera importantes (amigos, família e professores) e nas auto-percepções em diversos domínios (profissional, físico, familiar). 
A prática regular de exercícios físicos acarreta benefícios a…