quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Profissão Personal Trainer

Um empreendedor de energia e conhecimento. É assim que começa a se definir um personal trainer de sucesso.


Um empreendedor de energia e conhecimento. É assim que começa a se definir um personal trainer de sucesso.
Sua semana típica de trabalho começa com ele acordando às segundas-feiras, mais cedo do que todos seus clientes, totalmente auto-motivado e consciente de que, além do conhecimento técnico preciso para desenhar e ministrar sessões de treinamento, seu trabalho também é levar uma dose invisível de energia para motivar cada um de seus clientes a realizar o que for proposto.
Desenvolver uma personalidade inscansavelmente motivadora é outro aspecto fundamental, afinal o trabalho implica em colocar as pessoas para se mexer e muitas delas não são exatamente fãs de exercícios.
Para ser personal trainer não é necessário ser maluco por exercícios e nem ter um corpo esteticamente perfeito, porém saber investir em sua própria imagem e saúde, comprometendo-se com uma vida saudável e ativa, é um comportamento que deve acompanhar o personal trainer por toda a sua carreira. O cuidado especial com seu próprio corpo se estende inclusive para aquele jogo de futebol com os amigos no final de semana porque a qualidade do trabalho pode ficar severamente comprometida caso se frature um dedinho do pé.
Ser personal trainer implica em se doar de um modo especial para um estilo de vida capaz de influenciar e inspirar outras pessoas a sair da inércia.
Muitas pessoas depositam no encontro com o personal trainer a esperança de resgatar ou construir algo e, para que isso aconteça, a disponibilidade do profissional deve ser integral. Não é possível ser personal trainer se não o for vinte e quatro horas por dia.
Talvez um dos maiores desafios dessa atuação profissional seja a necessidade de ajuste individual não apenas das atividades, mas principalmente da comunicação. É imprescindível entender que cada cliente demanda um tipo diferente de contato. Não existe uma solução única e que sirva para todos.
Além de um expert em exercícios, o personal deve se posicionar como uma autoridade nos assuntos relacionados à qualidade de vida. Suas sessões de treinamento e suas orientações devem sempre contemplar todas as áreas adjacentes ao exercício físico.
Compreender o papel do repouso, da nutrição, do gerenciamento de tempo e stress e até mesmo das preferências comportamentais das pessoas e integrá-los às prescrições de treinamento permite que o personal trainer seja capaz de possuir sob seus cuidados desde atletas de alta performance até pessoas que estão iniciando a aventura de adotar uma vida com um pouco mais de movimento.
Um bom personal trainer gerencia de maneira precisa suas prescrições de treinamento, ajustando-as às necessidades e objetivos de cada cliente. Um personal trainer de excelência vai além: administra bem não só aspectos técnicos como também faz com maestria a gestão do relacionamento com seus clientes através de contatos presenciais e remotos, além da gestão de seu nome e das atividades necessárias para que seu trabalho se transforme em um negócio próspero e de alta qualidade.
Ao contrário do que muitos podem pensar, é possível, desejável e lucrativo para o profissional de Educação Física investir a maior parte do seu tempo, energia e recursos para trilhar uma carreira de sucesso nesta atuação pois personal trainers são os profissionais responsáveis por ajudar as pessoas a resolver um dos maiores problemas da humanidade atualmente: o sedentarismo.
É uma profissão quase mágica… clientes começam acreditando que é o personal trainer quem vai treinar por eles e acabam descobrindo que isso é impossível.

Ninguém pode dar um passo sequer por eles. Toda a responsabilidade pelos resultados vem do potencial de cada um dos clientes e o melhor que o personal trainer pode fazer é estar ao lado deles, validando e comemorando cada conquista, por menor que seja. E ainda assim, muitos vão creditar seus resultados aos seus personal trainers.
Por fim, cabe compreender que personal trainers são agentes facilitadores de mudança na vida das pessoas. Através das sessões de treinamento e do acompanhamento sistemático, devem oferecer sistemas sofisticados de suporte social e patrocínio emocional para ajudar as pessoas a se tornarem a melhor versão delas mesmas. E, apesar da impossibilidade de treinarmos pelos outros, quando alguém de quem cuidamos transforma-se em uma pessoa melhor, nós também nos tornamos. Ser personal trainer é uma das melhores ocupações profissionais que existem.
Matéria publicada pelo site Gestão Fitness